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Como conduzir meu negócio durante a pandemia?

Atualizado: 11 de mai. de 2020



Todos sabemos que após o surto do coronavírus (covid-19) pelo mundo, tudo mudou. A pandemia impactou diversas áreas do mercado e se tornou um grande desafio a ser superado pelos empreendedores, iniciantes ou não. Porém, com boas estratégias e, principalmente, calma na tomada de decisões, é possível diminuir os problemas, passar pela crise e continuar se conectando com o público.

Toda empresa deve estar preparada para enfrentar uma crise, entretanto sabemos que não é assim que funciona na prática. O Brasil já vinha caminhando a passos lentos na melhora da economia e nem todos os empresários estavam preparados para lidar com essa situação extrema.

Como este é um caso de saúde pública e que envolve a vida de milhões de pessoas, é necessário não só pensar na parte econômica e comercial, mas também em toda a situação crítica que o vírus está trazendo para a população, principalmente as mais carentes, em todo o mundo. Em contrapartida, a instabilidade nos negócios, principalmente os locais, está aumentando os problemas dessa população que já sofre com o COVID-19.


Mas o que fazer nesse momento? ­­­­­­Quais estratégias utilizar para que a empresa continue lucrando em tempos de distanciamento social e quarentena? Como utilizar a minha empresa como uma ferramenta para melhorar a situação?


São perguntas difíceis, pois não existe fórmula mágica! Mas vamos te dar algumas dicas:


Se mantenha atualizado


É primordial que você esteja por dentro das recomendações do Ministério da Saúde, bem como dos decretos emitidos por cada município. Por meio deles você poderá desenvolver as melhores estratégias e enquadrar a sua empresa.


Respeite o distanciamento social


Cuide da saúde dos seus colaboradores, eles são essenciais para que o seu negócio não afunde. Forneça máscaras, álcool em gel e evite aglomeração de pessoas. Coloque panfletos informativos pela empresa (como lavar as mãos corretamente, como colocar e tirar a máscara, quais são os sintomas do covid-19, entre outros). Faça escalas de horários diferenciados ou opte pelo home office. Com essas ações você preserva o seu colaborador e mantém a sua marca bem vista.

Aumente o seu poder de comunicação

Utilize os canais digitais para se comunicar com seu público-alvo, como informar sobre horários de atendimento, quais medidas vocês estão tomando para a saúde do colaborador e dos clientes, como a população pode se proteger do coronavírus e claro, para falar dos seus produtos. Lembrando que você pode usar esses mesmos canais digitais para vender muito!

Venda pela internet

Se o seu segmento permitir, você pode comercializar seu produto pela internet e utilizar o delivery como opção de entrega. Analise essa proposta e invista no marketing digital. Se você já trabalha com vendas pelo site ou redes sociais, invista no treinamento da equipe, pois a demanda nessa época irá aumentar e o atendimento precisa ser ainda melhor.

Humanize a sua marca


Você pode utilizar este período de pandemia para humanizar a sua marca e aproximá-la ainda mais do seu público. Estimule a população a tomar os cuidados necessários, faça ações para ajudar quem necessita, melhore o atendimento e demonstre preocupação com seus clientes e colaboradores. Além disso, utilize as redes sociais para se aproximar das pessoas que estão em quarentena, promova lives, faça postagens interativas, ofereça cupons de desconto com palavras que remetam cuidados e use e abuse de gifs e stickers relacionados a bem-estar e saúde.

São inúmeras ideias que você pode adaptar à realidade da sua empresa. O importante neste momento é não deixar o desespero tomar conta e pensar em como melhorar e otimizar o trabalho, como também ajudar o próximo. Com calma, boas práticas e estratégias bem definidas a crise irá passar e você sairá bem.

Quer utilizar o marketing digital para alavancar a sua empresa neste período de crise? Fale conosco! Temos as ideias e estratégias certas para você.


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